HCS Performance

Viajar de carro: Saiba tudo para ter uma viagem perfeita!

  • Verificar o estado dos pneus

Deve verificar o alinhamento e equilíbrio dos pneus bem como a pressão dos mesmos antes de uma viagem longa. É recomendado confirmar com o carro a frio para que o calor não afete a leitura. Uma boa pressão dos pneus permitirá poupar combustível e minimizar o desgaste dos pneus.
A profundidade da banda de rolamento deve ser superior a 1,6 mm, uma vez que baixo disso os seus pneus não são fiáveis e o risco de acidente é maior.


  • Fazer um check-up de segurança e se necessário uma revisão

Antes da sua viagem, agende um check-up de segurança na sua oficina. Este check-up é especialmente útil para verificar e testar componentes fundamentais do carro, tais como a suspensão, o sistema de travagem, os filtros e óleo, entre outros. Se durante o check-up for identificado algum problema, terá tempo de o reparar antes de viajar de carro.


  • Verificar as luzes

As luzes, compostas pelas luzes de cruzamento e as luzes traseiras devem ser verificadas antes de partir para uma longa viagem. Permitem-lhe ver e ser visto e, principalmente, conduzir em segurança.


  • Atestar o líquido limpa-vidros

O pior que pode acontecer durante uma longa viagem de carro é ter a visão obstruída. Antes de se fazer à estrada, ateste o líquido limpa-vidros para que possa limpar o vidro do carro sempre que precisar.


  • Verificar o Radiador

Quando o bom tempo chega e as temperaturas começam a aumentar uma das razões pelas quais o motor sobreaquece pode ser o radiador ou um problema de fuga de líquido. Quando parar o carro, se verificar um líquido verde, laranja ou amarelo proveniente do seu carro, significa que existe uma fuga de líquido de refrigeração e deve, obrigatoriamente, resolver este problema antes de fazer uma viagem longa.


  • Planeie a sua rota priorizando o bem-estar ao volante

Quanto maior for a viagem, maior será a necessidade de descansar. O recomendado é parar a cada duas horas de viagem de forma a descontrair e descansar um bocado. É muito importante que não passe demasiadas horas ao volante, e por isso, planeie a sua rota tendo em conta o descanso necessário.


  • Verificar os níveis de liquido do veículo

O óleo e o refrigerante do ar condicionado devem ser verificados uma vez que a falta destes líquidos podem danificar o motor e o sistema de ar condicionado. Adicionalmente, o líquido para a direção assistida e o líquido da transmissão também devem ser verificados. Se tiver dificuldades em virar o volante do veículo e este vibrar muito quando parar, significa que o líquido para a direção assistida está em falta. Já o líquido da transmissão também deve ser verificado, principalmente se o seu carro tiver muitos quilómetros.


  • Atenção à documentação obrigatória

Evite problemas e constrangimentos com as autoridades durante a sua viagem. Antes de se fazer à estrada, garanta que tem toda a documentação do automóvel e a documentação pessoal. Adicionalmente e apenas por precaução se cruzar a fronteira, pelo sim, pelo não, leve consigo o seu Certificado Digital de vacinação ou de recuperação da Covid-19.