HCS Performance

Ruídos que não deve ignorar no seu automóvel

Um automóvel é um veículo motorizado composto por várias peças e componentes, e cada um destes elementos pode emitir diferentes tipos de ruídos durante o funcionamento. Alguns sons são completamente normais e esperados, enquanto outros podem indicar um problema que deve ser resolvido para precaver situações como danos no veículo, risco de acidentes e despesas significativas de reparação.

Posto isso, quais os ruídos aos quais deve tomar especial atenção?

  1. 1. Ruído de motor:

  2. Um motor saudável deve funcionar silenciosamente e de forma consistente. Qualquer ruído incomum vindo do motor, como um som metálico abafado ou a ranger, deve ser investigado imediatamente. Esses ruídos podem indicar problemas no motor, como falta de óleo, válvulas que precisam de ajuste ou problemas com as bielas ou pistões.

  3. 2. Ruído de travões:

  4. Os travões são um dos componentes mais importantes do veículo e devem ser mantidos em bom funcionamento. Um som estridente ou agudo enquanto trava pode ser um alerta para pastilhas de travão desgastadas ou para discos de travão danificados. Ignorar esses ruídos pode levar a falhas nos travões, o que pode ser perigoso durante a condução.

  5. 3. Ruído de suspensão:

  6. Os sistemas de suspensão são responsáveis por manter o veículo estável e suave ao conduzir. Ruídos como batidas, estalidos ou rangidos vindos da suspensão podem indicar problemas com a estabilidade. Ignorar esses ruídos pode levar a problemas de direção e controlo do veículo, além de causar desgaste prematuro noutras partes da viatura.

  7. 4. Ruído de transmissão:

  8. A transmissão é responsável por transferir a potência do motor para as rodas do veículo. Qualquer ruído incomum vindo da transmissão, como vibrações ou estalidos, pode indicar problemas. Ignorar esses ruídos pode levar a uma transmissão defeituosa e resultar em falhas de engrenagem ou até na incapacidade de engatar a mudança.

  9. 5. Ruído de pneus:

  10. Os pneus são o único ponto de contacto entre o veículo e a estrada. Qualquer ruído incomum vindo dos pneus, como batidas ou vibrações, pode indicar problemas com os mesmos, como desgaste irregular ou problemas de alinhamento. Ignorar esses ruídos pode levar a pneus desgastados prematuramente, o que se pode tornar perigoso durante a condução.

Realizar um check-up regular à sua viatura pode evitar o desgaste prematuro de componentes e prevenir problemas na estrada.


Na HCS Performance encontra as soluções ideais para realizar revisões que garantem a integridade da sua viatura e a sua segurança. Entre em contacto connosco!